Entrevista a João Espada

NOME: João Luís da Rocha Espada

LOCAL: Faro, Algarve

PROFISSÃO: Personal Trainer – Instructor PKC Kettlebell Lifting&Fitness

LOCAL TRABALHO: Fitness Centre – Vale do Lobo, Resort turístico de Luxo

PKC: Olá João, antes de mais, obrigado por aceitares esta pequena entrevista e estares a colaborar com o PKC para que mais pessoas descubram as kettlebells. Quando começaste a pensar em entrar no mundo das kettlebells?

JE: O meu interesse pelas kettlebells, surgiu no exacto momento em que as vi em 2007…depois de as experimentar em 2009, fiquei completamente apaixonado por esta ferramenta, tanto a nível pessoal quer a nível profissional. Tive a felicidade de, no momento em que decidi investir nas kettlebells, encontrar o Portugal Kettlebell Club (PKC), que já estava a realizar Workshops em todo o Portugal e passei a ter um “mentor”, o fundador do PKC – Eduardo Fonseca, com um método de ensino motivante e acima de tudo seguro e exigente.

PKC: Se já tinhas algum contacto com esta ferramenta, porque decidiste pelas formações? Achas que podias ter utilizado as kettlebells sem formação?

JE: O interesse em realizar as formações foi a nível pessoal por querer tirar o máximo rendimento e efectividade do design da ferramenta, a qual desde o inicio percebi não se tratar de um treino tradicional ou algo como barras e halteres, apesar de ser uma bola com uma alça, exige muito treino, dedicação e paixão, para além de se tratar um grande e constante desafio. No entanto, o nível profissional foi o principal responsável por realizar as formações através do Portugal Kettlebell Club, pois para mim não teria qualquer lógica “tentar” ensinar os meus clientes ou amigos sem ter as noções básicas para isso ou  jamais me atreveria em utilizar a internet ou “youtubes” e afins para serem a minha base de treino e ensinamento de kettlebells. Depois de passar por todos os conhecimentos que adquiri até ao momento, com partilha e troca de informação de pessoas dentro do mundo das kettlebells, de muitas dias de formação, workshops e certificação, de muitas horas de treino…com toda a humildade, seria-me completamente impossível ensinar até o mais “simples” movimento com as kettlebells de maneira correcta sem ter passado por todos os níveis de formação e finalmente a CIKF – Certificação Instrutores.

Para mim é bem simples, se não dou sessões de Personal Trainer sem ter a formação ou qualquer outro tipo de instrução…por coerência, se não tenho formação adequada de kettlebells, também não ensino o treino com as mesmas. Quem o faz, para mim, fá-lo, principalmente, com enorme irresponsabilidade e com desrespeito aos profissionais que percebem desta ferramenta.

PKC: Como descobriste o clube?

JE: O clube, descobri devido à minha busca incessante por algo relacionado com Kettlebells em Portugal. Penso que a nossa atitude é o que determina o caminho que seguimos ao longo da vida e o facto de ter sido recebido com enorme prazer por o Portugal Kettlebell Club, ainda aumentou o meu interesse, entusiasmo e motivação neste tipo de treino. Este foi primeiro e único site especializado que encontrei em Portugal e, logo que recebi a informação, entrei em contacto com o Eduardo para realizar as formações o mais rápido possível para puder usufruir correctamente desta ferramenta com posturas correctas, técnica e, principalmente, segurança para mim e os meus clientes. Depois de realizar todos os workshops e posteriormente a CIKF, tem sido apenas divertir-me ao máximo com as Kettlebells e, principalmente, desafiar constantemente os meus limites…tanto a nível de treino como a nível de ensinamento/ instrução aos meus clientes.

PKC: Como foi o teu percurso de formações? Como chegaste e o que fazes no momento com as kettlebells?

JE: O percurso com as kettlebells tem sido de constante progresso, só possível de ser alcançado com dedicação, instrução adequada e muito…muito treino. Penso que esta é a melhor maneira de progredir ou evoluir nas kettlebells…levantando-as, sempre de maneira correcta! Iniciei-me, ainda no antigo formato de formações do PKC, com o Workshop Nível 1, passado uns 2 meses frequentei o Nível 2 e terminei com o Nível 3 (até nisto a formação foi coerente e bastante cuidada), no final, terminei com a CIKF – Certificação Instrutores Kettlebell Fitness, no Porto.

É curioso, que o que começou com treinos simples e mais virado para a vertente Fitness, hoje em dia, estou tão ou mais dedicado à parte que conheci através do PKC, Girevoy Sport, onde competimos e elevamos o treino com as Kettlebells para um outro nível, por se tratar de um “Mundo” completamente diferente, de tudo aquilo que conheci aos longos dos 7 anos de experiência profissional e que só se consegue através da combinação de paixão, motivação, orientação e, sobretudo, a capacidade de mudarmos a nossa mentalidade e do cliente.

Actualmente, trabalho em colaboração com o Portugal Kettlebell Club (PKC), ajudando nos workshops na zona sul sempre que é preciso e qualquer outro tipo de evento, sempre que é necessário!

PKC: O que te dá prazer nas kettlebells e no treino com kettlebells?

O principal prazer de treinar com kettlebells, é o constante desafio que criamos a nós próprios, aos outros, o ultrapassar essas dificuldades, quer físicas quer mentais e a continua progressão, todas as vezes que realizamos um Set de 10:00 com as kettlebells é uma combinação perfeita de força e resistência, condicionamento cardiovascular, força explosiva, agilidade e resistência mental. A aprendizagem é constante, e todos os momentos em que treinamos com esta ferramenta percebemos que este é o melhor método para crescer, enquanto pessoa activa, atleta (amador) e  profissional de fitness.

PKC: Como está o teu treino com kettlebells? Continuaste a treinar? Tens objectivos? Como fazes o treino? É motivador e divertido?

JE: Actualmente, estou a treinar on-line com o PKC para retirar a máxima efectividade dos treinos e contínua progressão. Estou a treinar com a orientação do Eduardo para o próximo evento, a 23 Junho, no Porto. Um grande evento e histórico para a modalidade desportiva – EGSA/PKC EUROPE WEST COAST BIATHLON COMPETITION.

